quinta-feira, 27 de março de 2008

Dia Mundial do Teatro

Embora o teatro como conhecemos no ocidente tenha lá sua origem na Grécia alguns séculos (uns 5) antes da era cristã, a profissão de ator é algo recente. Recente e recentemente decente. Decente?
Atores foram, durante muito tempo, escravos, prostitutas, vagabundos, ou qualquer outra espécie marginalizada. E isso não é pré-histórico. Falo de década de 1950 no Brasil (e aí falo de prostitutas e vagabundos, uma vez que escravos já estavam teoricamente livres).
Hoje o mundo é diferente. Já houve woodstock e as pessoas se despiram de seu moralismo. A geração anterior à minha é das hippies da savassi e dos marxistas de buteco. "Deixa o cara se expressar, ele é livre" - falam essas espécies a respeito do ator - "eu também já fumei maconha..."

.

Acontece é que estamos no meio de um processo de transformação na visão da sociedade sobre o ator - e talvez do teatro, sabe-se lá. Hoje nós não precisamos mais andar com uma carteirinha para não sermos confundidos com marginais (embora sejamos, vez em quando). Hoje temos faculdade - eba!! -, sindicato (bom ou mau, temos), e alguns da classe - às vezes independente de sua qualidade artística - obtém reconhecimento.
A TV nos deu muito crédito. Ou tirou o crédito de atores do teatro (que ator nunca escutou no início de sua carreira: "quando eu vou te ver na Globo?"?!). Mas fato é que as coisas estão melhorando. Devagar, muito devagar, mas estão.

.

Hoje é dia do teatro. Muita coisa deve ser questionada. Leis de incentivo, formação de público crítico, formação de ator, etc, etc, etc. O papo vai longe e hoje eu vou numa manifestação contra a lei Rouanet (sim, temos outra opção). Uma manifestação-BAILE. Afinal, nós atores gostamos de nos divertir, também. A gente luta, na verdade, por aquilo que todo ser humano no fundo quer (ou deve querer): trabalhar decentemente com algo que nos faz [muito] feliz. E que acrescenta algo à sociedade.


Posso ser atriz? Obrigada.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ahhhh sua atriz!

E parabens pro teatro!

Beijo!

Ana Silvia disse...

Faça esse favor e me convide para as suas peças!

Cind Canuto disse...

que gracinha... adorei seu equilíbrio garota. não que vc se importe, mas eu dou licensa, se quiser passar (como diz uma canção baleira: "tire o seu piercing do caminho que eu quero passar quero passar com a minha dor...". creio que ele falava de um diálogo entre iguais, jovens iguais). boa atuação;)